sexta-feira, 24 de abril de 2009

Guia Entrega IRS - Parte II

Passando a fase de solicitação da senha, vamos aceder ao portal.


Vamos então ao endereço www.e-ficancas.gov.pt e no topo da página colocamos o número de contribuinte e a senha de identificação recebida pelos CTT’s.

A partir deste momento teremos acesso a um vasto leque de informação fiscal. A senha recebida é composta por letras maiúsculas e dígitos. Para que se torne mais fácil aceder ao portal, pode alterar a senha. Escolha uma senha fácil para si e não óbvia para terceiros.

Vamos agora verificar os nossos dados. Clicamos no link Informação de Cadastro e poderemos ver se a nossa morada (por exemplo) está correcta. Falo na morada porque na primeira parte destes guia referimos que a mesma poderia não estar correcta/completa. É importante que verifique os seus dados e os corrija caso estejam incorrectos/incompletos.

Para isso basta inserir o código postal completo (7 dígitos).

Pode também neste quadro, verificar/alterar alguns dados como: a pergunta/resposta para recuperação de senha, email para receber informações fiscais, número de telefone e se quer ou não receber informações por email ou por sms.

Por fim, caso necessite de recuperar a senha clique no link Recuperar Senha. Neste quadro terá de inserir o seu número de contribuinte.

Agora terá de responder à tal questão que escolheu. Se tudo estiver correcto, receberá no prazo mínimo 5 dias a nova senha.

Ok, até aqui está explicado. Podem depois de entrar no portal, navegar pelas muitas funcionalidades disponibilizadas. Não iremos, neste momento, falar em mais nenhuma mas a todo o tempo poderemos iluminar alguma relevante.

Sem comentários:

Enviar um comentário