sexta-feira, 24 de abril de 2009

Guia Entrega IRS - Parte III

Muito bem, agora que já temos pleno acesso ao portal da Finanças, está na hora de começarmos a tratar do preenchimento da declaração. O preenchimento será de uma situação normal.

Já dentro do portal, dirigimos-nos ao separador lateral Contribuinte > Entregar > IRS

Será agora necessário fazer o login de um ou de dois sujeitos passivos, conforme seja a sua situação. Neste quadro escolha também o “Modo de entrega”.

Existem 4 modos:

Iremos escolher a primeira opção que será feita em modo online, isto é, estaremos a preencher a declaração directamente no portal.

Para isso e como a estrutura da declaração é em Java, terá de fazer o download que será solicitado pelo portal quando este der falta da instalação. Quero apenas alertar que no Windows Vista e no Windows 7, a máquina de Java não carrega logo em simultâneo após a instalação. Para forçar devem reiniciar o sistema.

Com o Java a funcionar deverá aparecer a declaração. Se esta estiver previamente preenchida será mostrado um quadro a informar.

Esta é a imagem que lhe aparecerá. Nela encontrará algumas indicações que lhe serão úteis ao longo do preenchimento.

Temos agora vários quadros que serão nada mais nada menos que a folha de rosto do modelo 3.

O Quadro 1 (Código do Serviço de Finanças) o Quadro 2 (Ano dos Rendimentos) e o Quadro 3 (Nome(s) do (s) Sujeito(s) Passivo (s) e número Fiscal de contribuinte) aparecem previamente preenchidos.

No Quadro 4, vamos informar que se trata da 1ª declaração do ano.

No Quadro 5, informamos qual a nossa residência fiscal.

No Quadro 6, será colocado o estado civil do(s) Sujeito(s) Passivo(s).

No Quadro 7, será preenchida, se houver motivos, algumas informações. Caso não haja qualquer motivo para preencher o ponto A e B não se esqueçam de preencher o ponto C. Aqui é solicitado que insira ou confirme o seu NIB.

Observações: Na declaração impressa aparecerá o Quadro 8, 9 e 10. estes quadros são preenchidos automaticamente.

Estes são alguns dos aspectos básicos e normais no preenchimento do modelo 3. Não podemos esquecer as ferramentas necessárias, como o Java e o Adobe Reader, para termos acesso à informação em PDF. Durante o preenchimento será solicitado pelo programa que grave periodicamente a informação inserida.

Existe a possibilidade de recolher da Internet um simulador de IRS, no modo de preenchimento online está disponível no quadro da declaração um simulador. Logo poderá acompanhar a evolução antes de submeter os dados para as Finanças.

Existem muitas ajudas na aplicação. Falaremos delas depois porque até momento não se justifica usar nenhuma delas. Não invalida que possa ir tendo conhecimento das mesmas. O quadro está muito apelativo e fácil de navegar. Os utilizadores menos experientes, não devem temer mexer nestes quadros, até ao momento de submeter, tudo pode ser alterado.

2 comentários:

  1. onde se coloca as despesas da renda de casa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para declarar despesas de habitação via juros e amortizações de habitação própria e permanente ou despesas de arrendamento, deverá utilizar o anexo H no campo 7 introduzindo os códigos 731 e 732.

      Eliminar